Cada ano de estudo impacta em 15,7% a mais no salário médio dos brasileiros, de acordo com o Data Popular

By Comunicacão FAPPES 4 anos ago

O brasileiro está gastando mais para estudar. A previsão é que as famílias invistam R$ 72 bilhões em educação só neste ano.

O peso das mensalidades no orçamento doméstico preocupa, mas não chega a provocar mudanças nos planos das famílias. É cada vez maior o número de brasileiros que encaram a educação não como um gasto, mas como um investimento de longo prazo.

Um estudo do Instituto Data Popular mostra que em 12 anos, descontada a inflação do período, as despesas dos brasileiros com mensalidades mais que dobraram: 116%. Em relação a livros e materiais escolares, o salto foi de quase 50%.

Cada ano de estudo impacta em 15,7% a mais no salário médio dos brasileiros. Ou seja, estudou mais, tem um salário melhor. Portanto, por mais que seja cada vez mais caro investir na educação, também é verdade que um investimento com retorno garantido”, avalia o presidente do Instituto Data Popular, Renato Meirelles.

Só o número de universitários cresceu mais de 80% em uma década.

Geovana ainda tem um longo caminho até a universidade. E Elaine já se planeja para ajudar a filha a chegar lá: “Eu criei uma poupança e todo mês eu coloco um pouco de dinheiro lá que é totalmente focado na educação da Geovana. Vale muito à pena o sacrifício porque é o futuro da Geovana e eu quero o melhor para ela, sempre”.

Fonte – Bom Dia Brasil

Category:
  Graduação

Comente

Your email address will not be published.