Como encontrar e ser selecionado para a vaga de estágio dos sonhos?

By Comunicacão FAPPES 3 semanas ago

Depois de tanto esforço para concluir o Ensino Médio com boas notas e de um intenso período de estudos para o Enem, você finalmente entrou para seu sonhado curso na faculdade! Já concluiu as primeiras matérias e está empolgadíssim@ com seu futuro profissional. Agora está na hora de pensar no próximo passo: uma vaga de estágio!

Grande parte d@s alun@s nos primeiros períodos da faculdade, muito@s ainda sem experiência no mercado de trabalho, ficam um pouco perdid@s, sem saber como exatamente encontrar e ser selecionad@ para essa posição.

No post de hoje, vamos lhe dar as dicas mais quentes para encontrar o estágio dos seus sonhos e começar uma carreira brilhante! Venha conosco!

Vaga de estágio: um amor de mão dupla

Na época dos nossos pais e avós, conseguir um emprego (ou estágio) era mais ou menos assim: a pessoa via a vaga, analisava o salário, o pacote de benefícios e se candidatava. O importante era tratar-se de uma empresa sólida, que garantiria estabilidade e abrisse a possibilidade para crescer lá dentro mesmo. Uma carreira de vários anos na mesma organização.

Hoje em dia, essa dinâmica é bem diferente. As gerações que estão ingressando agora no mercado de trabalho têm outras expectativas com relação à(s) empresa(s) nas quais vão trabalhar.

Além de um bom salário e pacote de benefícios, é importante que a organização apresente desafios, reconheça o talento e estimule as capacidades d@s colaborador@s.

Dessa nova relação entre trabalhador@s e empresas, surgiu o conceito de uma pessoa ser fit para a vaga, ou seja, quando são feitas uma para a outra. De um lado, a empresa tem tudo o que você espera para sua vida: desafios, bom ambiente, flexibilidade, salário alto etc.

Do outro, você também é o que a empresa sempre sonhou, pois compartilha os mesmos valores e se encaixa bem na cultura organizacional. Pronto, esse namoro tem tudo para dar certo!

Portanto, aqui vai a primeira coisa que você precisa considerar para encontrar e ser selecionad@ para a vaga de estágio dos seus sonhos: analise bem se aquela empresa é realmente o lugar onde você quer estar. Veja se ela preenche os seus requisitos e se você acredita que a vaga seja um bom primeiro degrau para seu plano de carreira.

Além disso, você também pode arrasar na busca por seu estágio dos sonhos com os pontos a seguir.

As melhores dicas para agarrar sua vaga

Proatividade, determinação e um mindset voltado para a solução de problemas são características que todas as empresas desejam e skills que você já pode ir trabalhando para desenvolver. Certamente, eles ajudarão muito durante toda a sua vida profissional. Além disso, preste atenção aos seguintes aspectos:

Capriche no CV

O curriculum vitae (CV) é a primeira impressão que a empresa terá de você. Portanto, ele precisa refletir quem é você. É importante que esse documento contenha as suas principais experiências (profissionais e acadêmicas), o período que está cursando na faculdade e seus interesses. Também é muito recomendável que você adapte o CV à vaga para a qual está se candidatando.

Preste atenção ao português

Você pode ser a pessoa mais competente entre tod@s @s candidat@s para uma vaga de estágio. Mas, se escorregar no português, elimina suas chances de sucesso no ato.

Você não precisa ficar revendo sua gramática dos tempos da escola, nem decorar dicionário, mas é importante ler muito. Consuma materiais de qualidade, como bons jornais, sites e livros. Isso certamente vai ajudar você a melhorar a sua linguagem.

E lembre-se de usar o registro formal da língua — afinal, ambiente de trabalho é diferente do dia a dia!

Construa experiências

Aposto que você já começou a choramingar o “mas como vou ter experiência, se esse é meu primeiro trabalho”? Pois pode parar agora mesmo. Não é só o trabalho remunerado que dá experiência. Ao contrário! Algumas das vivências mais importantes serão conseguidas fora do ambiente corporativo.

Comece um trabalho voluntário, entre em grupos de estudos, projetos de extensão da faculdade e iniciação científica. Leve seus hobbies a sério e veja o que pode construir com eles. Sempre que tiver a oportunidade, candidate-se para trabalhar voluntariamente em eventos como feiras e mostras que tenham a ver com a sua área. Tudo isso forma bagagem profissional e de vida.

Conheça a empresa

Enviou seu CV e foi chamad@ para uma entrevista? Maravilha! Nos dias anteriores a esse encontro, dedique um tempo para conhecer a empresa. Veja qual é o ramo de atuação, o nicho de mercado e as principais linhas de produtos e serviços que ela oferece. Investigue também os valores organizacionais, para ter certeza de que você está em consonância com eles.

Prepare seu marketing pessoal

Depois de ter conhecido um pouco mais sobre a companhia, você já sabe o que ela considera importante. Então, é hora de fazer uma autoanálise e ver de que forma você se enquadra nesse perfil. Essa é a imagem que você terá de mostrar ao/à recrutador/a.

Só tome cuidado para não errar a mão! Você precisa, sim, mostrar que é a pessoa perfeita para a vaga. Mas fique atent@ para não parecer arrogante ou presunços@. Lembre-se: você entrará na empresa para aprender, portanto, é fundamental ser humilde para aceitar as críticas e orientações que estão por vir — e mostrar isso na entrevista.

Tenha calma

É muito comum que excelentes candidat@s enfiem os pés pelas mãos no dia da entrevista, tudo por conta do nervosismo — que dá um nó na garganta, faz um bolo no estômago e confunde as ideias. Para evitar isso, prepare ferramentas de gestão do estresse e do nervosismo.

Chegar com antecedência para ter uns minutos até se acostumar com o ambiente (e eliminar os riscos de se atrasar) e fazer alguns exercícios de respiração profunda ajudam a acalmar. Fazer uns minutinhos de meditação mindfulness também é uma boa forma de manter-se sob controle e concentrado.

Outras ferramentas para ajudar nas primeiras experiências profissionais

Você fez seu plano de carreira, selecionou sua vaga dos sonhos, seguiu todas as nossas dicas e conseguiu ser contratad@. Eba! Agora não pense que para por aí. O estágio — é bom lembrar — é só o primeiro passo na caminhada da sua carreira, mas ainda há muito por vir!

Por isso, é bom saber que existem algumas ferramentas que podem ajudar você a ficar mais segur@ em suas primeiras experiências profissionais. O coaching pode servir de guia para traçar uma carreira que tenha propósito, na qual você sinta que está fazendo algo para contribuir com o mundo e aproximar você da sua verdade.

Já o mentoring é uma orientação específica para o universo do trabalho. O mentor é uma figura que acompanha e auxilia você no desenvolvimento de skills e técnicas de liderança para alçar voos cada vez mais altos e longos.

Outra ferramenta — com a qual você já tem até bastante familiaridade, mas é importante ressaltar — são as redes sociais. Canais específicos para o desenvolvimento de relações de trabalho, como o LinkedIn, e a elaboração de um portfólio online são chaves para ser encontrad@ por empresas que buscam justamente pelo seu perfil.

E então? Está pront@ para arregaçar as mangas e sair correndo para procurar sua vaga de estágio dos sonhos? Antes disso, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude seus/suas amigu@s a também iniciarem carreiras de sucesso!

Categories:
  Carreira, Empreendedorismo, Estágios, FAPPES

Comente

Your email address will not be published.