Como escolher uma boa faculdade de Administração para a vida real?

By Comunicacão FAPPES 3 meses ago

Você já sabe o curso que pretende fazer, mas ainda está em busca de uma faculdade inovadora e que tenha o seu estilo? Então você está no lugar certo! Neste post, mostraremos como escolher uma faculdade de Administração que apresenta diferenciais para o seu currículo e para a sua carreira.

Para isso, vamos apresentar vários critérios que devem ser considerados no momento da decisão. Quer saber mais sobre o assunto? Então, fique ligad@ nas nossas dicas!

Metodologia de ensino utilizada

Verifique a grade curricular das universidades nas quais você está considerando estudar. Para o curso de Administração, é comum que elas tenham disciplinas na área de Marketing, Direito, Custos, Logística, Gestão de Pessoas, entre outras.

Analise os diferenciais de cada uma. Por exemplo: a faculdade A pode apresentar uma matéria diferenciada, como o estudo sobre startups, enquanto a B pode manter conteúdos tradicionais, como sociologia e pesquisa mercadológica.

Veja o que acha mais interessante para você, pois as matérias farão parte do seu dia a dia depois que ingressar na faculdade.

Faça uma avaliação sobre a metodologia de ensino, se ela segue o modelo tradicional — com disciplinas consideradas pré-requisitos para cursar outras no semestre seguinte — ou se oferece mais oportunidades de escolha para @ alun@, como os modelos de nanodegree ou blox.

Procure entender como são as aulas, se elas funcionam de uma maneira em que @ estudante é apenas um/a ouvinte ou se el@ pode ser participativo e colaborativo. Também é recomendável avaliar se o curso utiliza ferramentas tecnológicas e dinâmicas para a realização das atividades, ou se ainda segue o modelo “quadro e papel”.

Avaliações d@s estudantes

Faça pesquisas e procure conhecer a avaliação feita por outr@s estudantes sobre a faculdade que pretende cursar. Veja os comentários nas redes sociais da instituição para saber como os alunos avaliam o curso.

Assim, você consegue ter uma ideia se @s estudantes acham o curso inovador, com metodologia diferenciada, se a grade curricular é atualizada e moderna, entre outras situações.

Geralmente, as pessoas demonstram mais as opiniões nas redes sociais, facilitando na hora de encontrar comentários positivos ou negativos. Aproveite o espaço para entrar em contato diretamente com alguns estudantes e trocar ideias. Quem sabe você já não entra na faculdade conhecendo alguém que poderá ajudá-l@?

Qualificação d@s docentes

A qualidade técnica d@s professor@s também influencia muito os resultados que uma graduação pode apresentar ao aluno. Portanto, procure verificar o nível de especialização d@s profissionais, experiências ao longo da vida, cursos de atualização, entre outros aspectos que podem influir na qualidade do conteúdo apresentado durante as aulas.

Ao agregar conhecimento prático e teórico, @ professor/a consegue repassar exemplos reais aos/às alun@s, criando experiências para o momento em que @ jovem ingressar no mercado de trabalho.

Certifique-se que @s professores/as contratados pela instituição tenham experiência no mercado de trabalho, pois eles poderão ajudá-l@ a enfrentar melhor os obstáculos profissionais, esclarecer dúvidas e mostrar contrapontos entre teoria e prática.

Com certeza, ao agregar estudo e experiência no mercado, eles serão capazes de orientar melhor @s jovens, dar conselhos na hora de procurar um emprego e, até mesmo, fazer recomendações para empresas.

Infraestrutura oferecida

Procure avaliar qual é a estrutura oferecida pela faculdade. Como é constituída a turma e qual é a estrutura da sala de aula? Como é o ambiente virtual disponibilizado?

Considere também os materiais oferecidos na biblioteca, se os laboratórios são atualizados e se a internet é de qualidade. Acredite, ainda há muitas faculdades que não disponibilizam uma rede Wi-Fi com grande capacidade! Se for possível, faça uma visita ao campus para conhecer a instituição e analisar todos os detalhes.

Conceituação no mercado

Antes de escolher uma faculdade, faça pesquisas sobre como o mercado de trabalho avalia a instituição. Muitas universidades funcionam como uma “porta de entrada” para @s profissionais, enquanto outras acabam dificultando o acesso ao emprego.

Isso ocorre devido à baixa conceituação e qualidade, envolvimento em escândalos, entre outros motivos. Por isso, é melhor ter cautela na escolha e procurar se informar ao máximo para não se arrepender no futuro!

Preocupação com @ alun@

Qual é o atendimento oferecido para @ alun@? Algumas instituições de ensino possuem diretor@s que se distanciam d@s estudantes, tratando-@s como se fossem “clientes” que dão dinheiro mensalmente.

Enquanto isso, outras faculdades fazem um atendimento humanizado, com uma equipe preparada para apoiar @s estudantes em todos os momentos. Também vale a pena certificar-se se são oferecidas atividades complementares, como orientação profissional e preparação para o mercado de trabalho.

Possibilidade de intercâmbios

Você pensa em ampliar seus horizontes e incrementar o currículo? Então, uma ótima maneira de fazer isso é por meio do intercâmbio em outras instituições de ensino.

Algumas faculdades possuem parcerias que permitem a complementação do conteúdo em uma universidade no exterior, oferecendo cursos na área de Business. Esse modelo de estudo é muito bem avaliado no mercado de trabalho, aumentando as possibilidades de contratação logo após a formatura.

Cursos de extensão

Se você procura conhecer a fundo as particularidades da Administração, deve procurar aprender além dos conteúdos ensinados nos livros e nas salas de aula. Por isso, algumas faculdades oferecem cursos de extensão para complementar o ensino.

Um exemplo são as oficinas de desenvolvimento de consciência dos negócios, que permitem a reflexão e análise de projetos e organizações.

Além disso, algumas instituições disponibilizam aulas de inglês com o foco em negócios. Dessa maneira, já é possível incorporar a língua no dia a dia e ficar preparad@ para possíveis contatos com empresas estrangeiras quando atuar como profissional.

Proximidade com o mercado de trabalho

Outro aspecto que deve ser analisado é a proximidade da faculdade com o mercado de trabalho. Algumas instituições fazem parcerias para oferecer estágios e, até mesmo, indicar candidatos após a formatura.

Essa iniciativa alia conhecimento e prática, e traz resultados mais efetivos para o desenvolvimento profissional d@ estudante.

Agora você já sabe como escolher uma faculdade de Administração. E aí, vai encarar o desafio e começar as pesquisas? Antes de ir embora, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber conteúdos incríveis em seu e-mail!

Categories:
  Administração, Faculdade, FAPPES, Graduação

Comente

Your email address will not be published.