O que é Marketing 3.0?

By Juliana Batista 2 anos ago

As constantes mudanças vividas em nossa sociedade nos últimos anos, principalmente com os rápidos avanços tecnológicos, veem também alterando a forma como consumimos e como encaramos os problemas causados no planeta e na sociedade como um todo. Dados este cenário, as organizações começam a entender e a movimentar-se para acompanhar o novo consumidor que está mais ativo e engajado com seus valores mais profundos. Surge então o conceito de Marketing 3.0 para acompanhar estas mudanças.

calues-treeTRANlMuito além de atender as necessidades dos clientes, o Marketing 3.0 propõe a criação de um elo entre o cliente e a organização, bem como ações que promovam a sustentabilidade do planeta e que reduzam desigualdades sociais. O termo foi apresentado pelo guru do marketing Philip Kotler em seu livro “Marketing 3.0 – As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano” que também faz um paralelo entre os pensamentos que norteavam o marketing anteriormente, analisando a evolução da geração de valor do marketing desde a revolução industrial.

Para Kotler o Marketing 3.0 é voltado para os valores, ou seja, indica que as organizações devem definir os seus propósitos e valores a fim de contribuir para um mundo melhor juntamente com os seus consumidores que compartilham esses mesmos valores. Esta é uma visão bem diferente das anteriores que objetivavam apenas a busca pela satisfação e retenção de consumidores (marketing 2.0) ou o desenvolvimento e a entrega do melhor produto (marketing 1.0).

Anteriormente as relações eram estabelecidas entre empresa e consumidor, um para um. Agora a interação entre empresas e consumidores é o centro das relações, facilitada pelas tantas opções de mídias sociais e marketing digital atualmente disponíveis. No Marketing 3.0 os consumidores, fornecedores e colaboradores das empresas estão interligados em uma rede de inovação para o desenvolvimento de produtos e serviços capazes de traduzir os valores e necessidades de toda a sociedade, cada vez mais criativa e colaborativa indo de um para muitos. Assim, a cocriação passa a ser fundamental na geração de valor de qualquer organização na era do marketing cultural e colaborativo.

Seja qual for o tamanho da sua empresa, as mudanças sociais, a globalização e as formas de interação social estão alterando a forma como os negócios são conduzidos e o modo como os consumidores percebem valor, por isso os princípios do Marketing 3.0 podem e devem ser empregados para garantir a sustentabilidade da sua empresa e do planeta.

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