O que é o sistema Blox?

By Comunicacão FAPPES 2 semanas ago

O sistema Blox é um método inovador e flexível de ensino. É uma solução que possibilita mudanças para atender os desejos d@s alun@s e necessidades do mercado. Ele desenvolve as habilidades necessárias para que @ jovem possa ingressar na vida profissional.

Contudo, por ser uma estratégia nova, ainda existem muitas dúvidas quanto ao seu processo e aceitação no mercado. Que tal conhecer tudo sobre o assunto? Acompanhe nosso post e descubra!

Afinal, o que é o sistema Blox?

O sistema Blox é um modelo educacional flexível. Ele permite que os(as) estudantes tenham mais autonomia e liberdade de escolha das disciplinas que desejam cursar em determinado momento da graduação. Ou seja, é o(a) aluno(a) quem monta a própria grade curricular, a partir de assuntos oferecidos pela instituição.

Com isso, @s estudantes aprendem melhor, porque ficam mais engajad@s com o conteúdo oferecido. Eles/Elas passam a cursar as disciplinas com outros colegas que também estão interessados naquele conteúdo.

Isso evita problemas em sala de aula e conversas paralelas provocadas pelo desinteresse. Além disso, a metodologia possibilita a inovação por parte d@s professores/professoras e atende as necessidades do mercado de trabalho.

Quais são as principais vantagens dessa metodologia?

Esse método inovador de ensino oferece muitas vantagens para @s estudantes. Confira:

O/A alun@ tem liberdade de escolha no sistema Blox

O sistema Blox possibilita que @ alun@ escolha os assuntos que mais tem vontade de aprender, de acordo com sua avaliação sobre a relevância e contribuição deles para sua carreira. Esse é um sistema ativo que quebra parâmetros do tradicionalismo e deixa @ alun@ no centro do processo de aprendizagem. Ele valoriza as relações humanas e a liberdade de escolha.

Para isso, as disciplinas são divididas em 4 áreas do conhecimento: básico, técnico, quantitativo e complementar. O/A estudante precisa escolher até 10 tipos de blox para preencher a grade do semestre.

Como funciona na prática? Primeiro @ alun@ escolhe uma graduação. Depois, escolhe o blox de acordo com o conteúdo apresentado. Cada blox especifica a área de estudo, como Marketing e Estratégia, as competências desenvolvidas (organização, flexibilidade), o nome do blox (ou disciplina), nome d@ professor/professora, perfil (Moderninha, Hard) e cor da área do conhecimento (por exemplo, verde é complementar).

Para montar a grade curricular do semestre, @ estudante escolhe um blox para cada dia da semana. O aprendizado será dividido em dois ciclos com 5 blox cada, por isso podem ser escolhidos até 10 blox para o período.

A flexibilidade é tão grande que inúmeras combinações são possíveis. Sendo assim, @ alun@ não tem mais uma turma fixa para um semestre letivo. A cada disciplina em que ele/ela está matriculado(a), poderá encontrar outr@s estudantes na sala de aula que possuem o mesmo interesse.

Isso aumenta a dedicação d@s jovens ao aprendizado, a participação em sala de aula e diminui as reclamações em relação aos conteúdos oferecidos, pois ninguém estará presente por obrigação. Ou seja, a turma é mais homogênea e compartilha do mesmo ideal.

Para facilitar na escolha das disciplinas, a metodologia divide as matérias em 4 perfis:

  • Moderninha: os assuntos que estão em alta no mercado;

  • TMSD: temas fundamentais para determinada graduação;

  • Hard: disciplinas que exigem mais tempo de estudo;

  • Trilha: matérias sequenciais ou que demandam um conhecimento prévio.

Assim, @s alun@s podem aprender disciplinas de diversos cursos, desde “Papo com Platão” até “Como ler um jornal de Economia”.

Para ficar mais fácil de entender, veja este exemplo:

É possível combinar as aulas do primeiro ciclo com o blox de:

  • Liderança e Negócios do Século XXI;

  • Criatividade e História das Ideias;

  • Emprego Ideal X Outplacement;

  • Design de Negócios Inovadores;

  • Marketing de Serviços.

O primeiro e o quarto blox são da área de Marketing e Estratégias; o segundo é de Sociedade e Mundo; o terceiro é da área de Gestão de Pessoas; e o último é da área de Produção e Logística.

Os/As estudantes só precisam cumprir com uma porcentagem de assuntos específicos da sua graduação, e as demais disciplinas podem ser complementadas com conteúdos de outras áreas. Dessa forma, cada estudante cria a sua jornada de aprendizado, podendo mesclar disciplinas do perfil “Hard” com a “TSMD” e a “Moderninha”.

Desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho

As disciplinas oferecidas no curso de graduação têm como foco a formação de um/uma profissional capacitad@ para atender as necessidades do mercado de trabalho. Por isso, elas desenvolvem competências para que @ estudante se torne um/uma bom/boa líder. Entre elas estão:

  • senso crítico;

  • cidadania;

  • flexibilidade;

  • capacidade de inovação;

  • organização e boa comunicação.

É uma forma disruptiva de ensino

O sistema Blox é uma forma disruptiva de educação, focada em estratégias de Design Thinking. O conteúdo é produzido com a participação de uma equipe de professores/professoras com experiência acadêmica e de mercado. Por isso, os assuntos abordados em sala de aula são dinâmicos e atuais.

Essa é uma metodologia que atende @s estudantes da geração “Netflix”, aqueles/aquelas que não têm paciência para acompanhar assuntos desinteressantes. Por isso, a forma de instruir é diferenciada, valoriza a colaboração e múltiplas fontes de informação.

A metodologia ativa valoriza o desenvolvimento da sociedade como um todo, ao oferecer um modelo de educação mais moderno e eficaz. Ela incentiva a participação ativa d@ alun@ em sala de aula, o que aumenta em até 90% a retenção de conteúdo.

O sistema Blox ainda oportuniza a aproximação entre @s estudantes e as empresas, para formar profissionais mais contextualizados com o mercado do século XXI. O modelo também favorece a inovação, a busca por soluções para problemas e estimula @ jovem a manter a mente aberta para desafios e oportunidades.

Valoriza a troca de experiências

Outra vantagem que a metodologia proporciona é a convivência com pessoas de diferentes áreas de ensino. Como @ alun@ tem liberdade para escolher as disciplinas que pretende estudar, ele/ela compartilha o conhecimento com pessoas que apresentam o mesmo interesse. Por exemplo: @ estudante de Marketing pode fazer um blox com um/uma alun@ de Administração.

Como consequência, as turmas são menores e há maior interação entre as pessoas, o que favorece o compartilhamento de ideias, experiências e aprimoramento de habilidades. O sistema Blox é um modelo que acolhe @ estudante, promove a transformação da sociedade e a aprendizagem ativa.

Possibilita o acompanhamento do progresso

O histórico escolar d@ alun@ apresenta um verdadeiro mapa de aprendizagem. Ele mostra as competências desenvolvidas em cada semestre, desempenho nas aulas e indicações de habilidades que precisam ser desenvolvidas até o final do curso.

O sistema Blox é aprovado pelo MEC?

Sim! Essa nova metodologia de ensino é aprovada pelo MEC, pois atende todas as regras exigidas pelo órgão. A instituição que oferece o sistema Blox cumpre com as normas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, ao sistematizar processos e fornecer as informações solicitadas que favoreçam a fiscalização.

Além disso, o modelo é bem-aceito pelo mercado de trabalho, pois apresenta resultados efetivos no processo educacional.

Portanto, o sistema Blox é um modelo inovador de ensino que proporciona mais liberdade de escolha e atuação para @ estudante. Ficou interessad@ por essa metodologia? Então, aproveite para conhecer nosso processo de admissão!

 

Category:
  Gamificação

Comente

Your email address will not be published.