Cursos Oracle WDP

A FAPPES fechou uma parceria incrível com a Oracle WDP, especializada em cursos nas áreas que envolvem as Tecnologias de Informação e Administração. Você pode adquirir uma capacitação profissional através de cursos livres que envolvem uma das áreas que mais cresce no mundo.

O que é Oracle WDP (Workforce Developement Program)

É um programa global na área de Tecnologia, que visa fomentar a empregabilidade de milhões de jovens em todo o mundo, através das tecnologias e cursos especializados, desenvolvidos pela pela Oracle University e oferecidos através das Instituições de Ensino parceiras do programa.

No Brasil, já são milhares de alunos treinados e certificados anualmente pela Oracle WDP. E agora a FAPPES irá oferecer cursos livres da Oracle para capacitar Analistas Programadores Java e Administradores de Banco de Dados (DBA), transmitindo um conteúdo de qualidade aos nossos alunos e alunas que curtem esse segmento promissor!

Os cursos que serão oferecidos incluem:

  • Materiais didáticos oficiais (e-kits) desenvolvidos e utilizados pela Oracle University;
  • Conteúdos necessários para as certificações Oracle;
  • Voucher com desconto nos exames para Certificações Oracle;
  • Desconto em simulados para as provas de Certificação (Self Test Software);
  • Inscrição gratuita no Oracle Magazine;

FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Java SE7

ORACLE DATABASE 11G INTRODUÇÃO À LINGUAGEM SQL

ORACLE DATABASE 11G FUNDAMENTOS DE SQL

Cursos

O curso Fundamentos da Linguagem de Programação Java foi projetado para permitir que os alunos com pouca ou nenhuma experiência em programação para começar a aprender programação usando a linguagem de programação Java. O curso ensina o significado da programação orientada a objetos, as palavras e as construções da linguagem de programação Java, e os passos necessários para criar programas simples com tecnologia Java. Os alunos que participam do curso recebem uma sólida base na linguagem de programação Java, sobre a qual basear seu trabalho e treinamento. O curso apresenta a Plataforma Java, Standard Edition 7 (Java SE 7), e usa o produto Java SE Development Kit 7 (JDK 7).

Público alvo:

Iniciantes em programação que têm conhecimentos básicos de matemática, lógica, analítica e de resolução de problemas e que desejam começar a aprender a linguagem de programação Java. Isso inclui redatores técnicos, desenvolvedores web, gerentes técnicos e de indivíduos com um técnico sem experiência em programação, como administradores de sistemas. Programadores iniciantes e programadores que preferem começar a aprender a linguagem de programação Java em um nível introdutório.

Duração:

10 noites (40 horas), das 18:30 as 22:30.

 

O curso Linguagem de Programação Java fornece aos alunos uma base sólida para a programação em Java, incluindo: informações sobre a sintaxe da linguagem de programação Java, programação orientada a objetos com a linguagem de programação Java, criação de interfaces gráficas (GUIs), exceções, entrada de arquivo / saída (I / O), e tópicos, e em rede. Programadores que estiverem familiarizados com os conceitos orientados a objeto podem aprender a desenvolver aplicativos em Java. O curso apresenta a Plataforma Java, Standard Edition 7 (Java SE 7), e utiliza o produto Java SE Development Kit 7 (JDK 7). Os alunos realizam os exercícios de laboratório do curso usando o NetBeans Integrated Development Environment (IDE).

Público Alvo:

Os programadores que estão interessados em adicionar a linguagem de programação Java às suas habilidades; Programadores que se preparam para o Sun Certified Programmer for Java.

Duração:

10 noites (40 horas), das 18:30 as 22:30.

Os DBAs Oracle gerenciam os sistemas de informação mais avançados do setor e têm alguns dos maiores salários do mercado. Este curso é o primeiro passo para o sucesso como um profissional Oracle, desenhado para lhe proporcionar uma base sólida na administração de banco de dados. Neste curso, você aprenderá a instalar e manter um banco de dados Oracle, além disso, você obterá uma compreensão conceitual da arquitetura do banco de dados Oracle e como seus componentes trabalham e interagem uns com os outros.
Você também aprenderá como criar um banco de dados e colocá-lo em operação e gerenciar adequadamente as diversas estruturas de uma forma eficaz e eficiente, incluindo monitoramento de desempenho, segurança de dados, gerenciamento de usuários e técnicas de backup e recovery. Os tópicos são reforçados com laboratórios e exercícios práticos estruturados. Este curso foi projetado com o objetivo de prepará-lo para o exame de OCA (Oracle Certified Associate).

Objetivos: Instalar o Oracle Database 11g e configurar um banco de dados; gerenciar uma instância de Banco de Dados Oracle; gerenciar as estruturas físicas de armazenamento de dados; criar e administrar contas de usuário; Fazer backup e recovery de um banco de dados; monitorar, diagnosticar e solucionar problemas, além de manter o Banco de Dados Oracle 11g; configurar o Oracle Net Services; mover dados entre bancos de dados e arquivos.

Público Alvo:

Consultores técnicos, administradores de Bancos de Dados e técnicos que desejam tornar-se DBAs – Administradores de Banco de Dados Oracle 11g.
Pré-Requisitos: Curso 95000: Oracle Database 11g: Introduction to SQL

Duração:

10 noites (40 horas), das 18:30 as 22:30.

Reduza o período de indisponibilidade, aumente a segurança e melhore o desempenho do banco de dados Oracle participando do curso Workshop de Administração II. Com este curso, você obterá conhecimentos que permitirão administrar com eficiência o banco de dados e mover dados de um banco de dados para outro. Os exercícios práticos e os workshops reforçam o treinamento oferecido nas aulas e garantem sua competência nessa área.
O curso proporciona a você mais condições de ser bem-sucedido como um profissional Oracle na área de administração de bancos de dados. Neste curso, você aprenderá a configurar um banco de dados Oracle para aplicações multilíngües. Você conhecerá diversos métodos de recuperação do banco de dados, como os que utilizam o RMAN e a tecnologia de Flashback. Serão abordadas as ferramentas de monitoramento do desempenho do banco de dados, bem como os procedimentos para resolver problemas comuns e melhorar o desempenho. Você também aprenderá a administrar um banco de dados de forma eficiente usando tecnologias de banco de dados como o Resource Manager, o Scheduler, o ASM (Automatic Storage Management) e recursos VLDB. Você configurará um banco de dados seguro usando um VPD (Virtual Private Database) e aprenderá a mover dados com eficiência entre bancos de dados. Os tópicos são reforçados com exercícios práticos estruturados e um workshop. O objetivo deste curso é preparar os alunos para o exame de OCP (Oracle Certified Professional) correspondente.

Objetivos: Usar o RMAN para criar e gerenciar conjuntos de backup e cópias-imagem; recuperar o banco de dados; usar o Oracle Secure Backup; usar a tecnologia de Flashback da Oracle; detectar danos em blocos e corrigi-los; usar os advisors e views para monitorar o desempenho ; controlar o uso de recursos com o Resource Manager; simplificar tarefas com o Scheduler; verificar os arquivos de log; personalizar o idioma; administrar um VLDB; implementar a segurança; transportar dados entre plataformas.

Público Alvo:

Consultores técnicos, administradores de Bancos de Dados e técnicos que desejam tornar-se DBAs – Administradores de Banco de Dados Oracle 11g.
Pré-Requisitos: Curso 95000: Oracle Database 11g: Introduction to SQL Curso 95002: Oracle Database 11g: Workshop de Administração I

Duração:

10 noites (40 horas), das 18:30 as 22:30.

Este curso fornece aos alunos as habilidades básicas em SQL para consultas ao banco de dados, para criação de objetos do banco de dados e utilização de meta dados. O curso se aplica ao Oracle8i, Oracle9i e Oracle Database 10g e 11g. Apresenta a tecnologia Oracle Database 11g, os conceitos de banco de dados relacional e a linguagem de programação SQL.
Além disso, o curso também aprofunda as avançadas técnicas de consultas e relatórios, conceitos de data warehouse e manipulação de grandes conjuntos de dados em diferentes fusos horários. Este curso é pré-requisito e prepara o aluno para a certificação de DBA – Administrador de Banco de Dados do Oracle 11g.

Público:

Iniciantes em programação que têm conhecimentos básicos de matemática, lógica, analítica e de resolução de problemas e que desejam começar a aprender a linguagem de programação SQL. Desenvolvedor em PL/SQL, Consultor Técnico e Administrador de Banco de Dados.

Duração

10 noites (40 horas), das 18:30 as 22:30.

Este curso apresenta aos participantes os fundamentos de SQL utilizando a tecnologia do Oracle Database. Neste curso, os participantes aprendem os conceitos de bancos de dados relacionais e conhecem a avançada linguagem de programação SQL. O curso fornece as habilidades essenciais de SQL que permitem aos desenvolvedores criar consultas em tabelas únicas e múltiplas, manipular dados em tabelas e criar objetos de banco de dados.

Os participantes também aprendem a usar funções de uma única linha para personalizar saídas, usar funções de conversão e expressões condicionais. Além disso, o uso de funções de grupo para gerar relatórios de dados agregados também será abordado. Demonstrações e exercícios práticos reforçarão os conceitos fundamentais.

Neste curso, os participantes usam o Oracle SQL Developer como ferramenta principal e o SQL*Plus está disponível como uma ferramenta opcional.

Objetivos: Descrever funções e procedures armazenados | Descrever os recursos e a sintaxe da linguagem PL/SQL | Projetar um bloco anônimo PL/SQL que é executado com eficiência | Tratar erros de runtime | Usar estruturas de programação PL/SQL e controlar o fluxo do código (loops, estruturas de controle e cursores explícitos) por meio de condições | Usar cursores para processar linhas

Público Alvo:

Consultor Técnico, Desenvolvedor em PL/SQL
Pré-Requisitos: Familiaridade com conceitos e técnicas de processamento de dados

Duração

10 noites (40 horas), das 18:30 as 22:30.

Este curso apresenta aos alunos o código PL/SQL e explica as vantagens dessa linguagem de programação. Os participantes aprendem a criar blocos PL/SQL de código de aplicação que podem ser compartilhados por vários forms, relatórios e aplicações de gerenciamento de dados. O curso também mostra como criar blocos PL/SQL anônimos, procedures armazenados e funções. Os alunos aprendem a declarar identificadores e a interceptar exceções. Demonstrações e exercícios práticos reforçam os conceitos fundamentais.
Os alunos utilizam o Oracle SQL Developer para desenvolver essas unidades de programa. O SQL*Plus e o JDeveloper estarão disponíveis como ferramentas opcionais

Público Alvo:

Usuário Final,Consultor Técnico,Desenvolvedor em PL/SQL
Pré-Requisitos: Familiaridade com conceitos e técnicas de processamento de dados

Duração

10 noites (40 horas), das 18:30 as 22:30.

Este curso apresenta aos alunos os fundamentos de PL/SQL e as vantagens dessa avançada linguagem de programação. Os alunos aprenderão a criar blocos PL/SQL no código da aplicação, os quais podem ser compartilhados por vários forms, relatórios e aplicações de gerenciamento de dados. Eles aprenderão também a criar blocos PL/SQL anônimos e conhecerão funções e procedures armazenados. Além disso, verão como declarar variáveis, interceptar exceções e declarar e controlar cursores. Será ensinado como desenvolver, executar e gerenciar unidades de programa PL\SQL armazenadas, como procedures, funções, packages e triggers de banco de dados. Os alunos aprenderão a gerenciar dependências de objetos e recompilação de objetos inválidos. Este curso também descreve as características e os métodos de manipulação de LOBs (Large Objects), além das formas de utilização de alguns dos packages fornecidos pelo Oracle.

Público Alvo:

Desenvolvedor em PL/SQL, Consultor Técnico e Administrador de Banco de Dados.
Pré-Requisitos: Curso 95000: Oracle Database 11g: Introduction to SQL

Duração

10 noites (40 horas), das 18:30 as 22:30.