Por que sua empresa precisa de uma Universidade Corporativa?

By Juliana Batista 1 ano ago

As Universidades Corporativas surgiram em grandes corporações como iniciativas para complementar a educação dos colaboradores, preenchendo as lacunas deixadas pelos sistemas educacionais tradicionais. No entanto, os seus conceitos estão ganhando empresas de todos os portes, fazendo parte das estratégias organizacionais e contribuindo para o crescimento empresarial. Saiba a seguir por que sua empresa precisa implementar uma Universidade Corporativa o quanto antes.

Universidade Corporativa

Porque o aprendizado é contínuo e aplicado à realidade empresarial

A Universidade Corporativa é o ambiente o qual o conhecimento será desenvolvido e aplicado na prática, dada a realidade enfrentada pelos colaboradores no dia a dia de suas funções. Além disso, com ela a aprendizagem torna-se parte da cultura organizacional, deixando de ser pontual e passando a ser contínua enquanto aumenta sua performance.

Porque o processo educacional é mais eficiente

Por meio de uma Universidade Corporativa é possível centralizar os diversos programas de treinamento e desenvolvimento fragmentados que atuam na organização. Dessa forma, consegue-se agregar programas semelhantes, promover sinergia da cultura organizacional e sistematizar perfis de colaboradores por necessidades ou funções, ganhando escala de custo e eficiência. Além disso, é possível promover um maior alinhamento e integração das iniciativas em educação corporativa com foco no desenvolvimento do capital humano.

Porque a qualificação dos colaboradores é alinhada à estratégia empresarial

Essa é a essência da Universidade Corporativa, pois ela cria a conexão corrente entre os programas de aprendizagem e os objetivos e resultados estratégicos da empresa, desenvolvendo capital humano para o presente e para o futuro da organização. Diferentemente dos treinamentos pulverizados, que são reativos e nem sempre estão voltados para as competências essenciais do negócio.

Porque existe integração entre os steakholders

A Universidade Corporativa envolve não somente os colaboradores da empresa, mas sim todos os agentes presentes na cadeia de valor, ou seja, também os clientes, fornecedores, sociedade e outras partes que interagem de forma direta ou indireta em algum processo da organização. Por essa razão, ela possibilita que o conhecimento seja ampliado e compartilhado, além de colocar todos os steakholders alinhados para o aprimoramento do desempenho organizacional e da cadeia inteira como um todo.

A partir dos seus conceitos conseguimos perceber o quanto a Universidade Corporativa consegue ser estratégica e uma robusta fonte de vantagem competitiva para qualquer organização. A sua implementação não precisa partir unicamente de dentro da empresa. Os departamentos de treinamento e desenvolvimento humano podem contar com o auxilio de instituições de ensino já presentes no mercado para desenvolver soluções em educação customizadas presenciais ou à distancia. Estas se tornam excelentes parceiras, pois conduzem os processos de aprendizagem com cursos in company ou em suas estruturas físicas já preparadas para oferecer formação, o que facilita o estabelecimento de Universidades Corporativas mais eficientes e com programas educacionais mais qualificados.

Category:
  Blog Corporativo