Qual é a importância da educação corporativa nas empresas?

By Juliana Batista 2 anos ago

A educação corporativa nas empresas representa uma robusta estratégia fonte de vantagem competitiva. Ela promove mudanças positivas na estrutura e na cultura organizacional como um todo, bem como o seu conhecimento gerado é visto como o valor único e difícil de ser imitado pelo mercado cada vez mais competitivo. É por essas e outras razões que muitas organizações já incentivam e oferecem aos seus colaboradores cursos in company, programas de MBA ou cursos customizados para atender às demandas e lacunas específicas da empresa.

A importância da educação corporativa nas empresas é observada em vários aspectos tangíveis e intangíveis dentro da organização, indo além da formação educacional e desenvolvimento de habilidades dos colaboradores. Confira alguns benefícios fundamentais da sua implementação:

Mudança comportamental

O comportamento talvez essa seja o benefício mais visível no curto prazo dentro das empresas que iniciam programas de educação corporativa, haja vista que a autonomia colocada no processo de aprendizagem estimula um maior autoconhecimento, habilidades de lideranças e envolvimento dos colaboradores. Assim, eles conseguem alcançar os resultados organizacionais com maior eficiência.

Expansão da criatividade e inovação

Ao serem estimuladas habilidades e competências do pensamento critico e criativo nos funcionários, estes conseguem oferecer soluções mais inovadoras aos procedimentos, técnicas, produtos e serviços tradicionais da organização. Contudo, a empresa deve promover espaços de colaboração para que o conhecimento possa permear todos os setores e expandir limites internos.

Aumento da produtividade

Não há dúvidas que o colaborador ganha muito ao engajar-se na educação corporativa nas empresas, porém a empresa por completo se beneficia desse conhecimento gerado. O colaborador procura se envolver mais em todos os processos da organização, conhecendo áreas diferentes e se entrosando com a sua equipe. Além disso, quando a empresa alia gestão do conhecimento ao processo de educação, a aprendizagem é compartilhada e expandida, contribuindo para a diminuição das falhas em processos e aumento da produtividade como um todo.

Educação Corporativa na Empresas

Educação Corporativa na Empresas

Retenção de talentos

Ao perceber os investimentos que a organização dispõe para o seu desenvolvimento intelectual e pessoal, o colaborador se sente mais valorizado, aumenta a sua autoestima e a sua motivação contribui para a sua decisão de continuar na empresa e buscar novas oportunidades internas de crescimento. Dessa forma, a educação corporativa é um importante pilar que sustenta os projetos de retenção de talentos da organização, assim como é vista como um programa de benefícios valorizado pelo mercado e atrai os melhores talentos para a organização.

Como podemos constatar a educação corporativa desempenha papel fundamental na estratégia de qualquer tipo de organização, não somente incrementando a capacitação profissional dos colaboradores, mas também promovendo uma mudança global em todos os agentes envolvidos diretamente ou indiretamente com a proposta e favorecendo o atingimento das metas organizacionais.

Category:
  Blog Corporativo

Comente

Your email address will not be published.