Quando o rápido é bem feito

By Virgínia Terra 2 anos ago

Fazer algo de uma maneira simples e rápida não é sinônimo de fazer algo desleixadamente apenas para concluir logo uma tarefa. O fato de você procurar maneiras mais rápidas para as soluções de seus problemas pode levá-lo a um grau de eficiência que poderá te dar destaque em seu local de trabalho.

Quantos de nós ao ver alguém terminar uma prova rapidamente já pensou: “Deve ter chutado tudo”? Ou, ao ver alguém concluir uma tarefa rapidamente, pensou “deve ter feito de qualquer jeito”? Estes dogmas mantém a crença de que, para algo ser bem feito, deve-se gastar horas em
uma tarefa, ainda que seja uma tarefa simples. As empresas e grandes corporações tendem a criar processos que são replicados por anos e anos dentro das organizações. Muitas vezes, as pessoas nem sabem o porquê algo é daquele jeito e acabam apenas replicando sem questionar. Assim, viramos um perfeito replicador de processos, sem entender seu real sentido.

Ao conhecermos não só o processo, mas sua essência, simplificamos nossa maneira de ver as coisas, aumentamos nossa capacidade de ver aquilo. Este processo parte do princípio de que devemos olhar para uma tarefa, ou um desafio, como pela primeira vez, esquecendo processos já definidos, ou costumes que ali já se aplicam. Analisar com um olhar puro, como se você tivesse descoberto isso. Assim, ao executar tal tarefa, você desenvolverá processos que até poderão parecer com os existentes, contudo, terão o seu jeito de ser e fazer. Isso trará perícia para executar
tal tarefa. Te mostrará maneiras de superar tal desafio de modo único, exclusivo e que depende só de você. E, lógico, ninguém te conhece tão
bem quanto você mesmo.

Descobriremos aquilo que traz o melhor resultado, quando fazemos nosso melhor, focamos naquilo que é para ser feito. Quando o “como será feito” cabe dentro de nossas competências e aptidões.

Na próxima vez em que executar uma tarefa ou se ver em um desafio, você verá a situação de uma maneira que te remeterá a novos resultados, buscando um jeito de fazer aquilo ainda melhor. Isso, com certeza, não é desleixo, mas eficiência.

 

Gustavo Vieira Alves
Professor Especialista em Controladoria e Matemática Financeira
Category:
  historico

3 Comentários

  • Procurar entender como funciona e qual o motivo de tal tarefa é essencial para o crescimento profissional e pessoal. Organizar, focar e traçar metas também. Dessa forma você irá evoluir dia a dia, caso contrário continuará reclamando de não ter sido promovido. Sendo que quando surgiu a oportunidade você não estava preparado. Pensem nisso…
    Parabéns pelo texto Gustavo!
    Forte abraço!

    • Gustavo Vieira Alves says:

      Agradeço o apoio e espero contribuir para o avanço da carreira daqueles que estão afim de fazer e não reclamar. Muito bem colocado o seu ponto.
      Um Forte abraço.

  • Rútilo Rocha says:

    Olhe para dentro de si e encontre aquele que foi perfeito em sua própria
    auto construção. Isso mesmo, é Você. Já pensou em se reencontrar agora
    com você em construção e ver a obra que fez? Pense nisso quando for realizar
    seus sonhos futuros. Você foi simplesmente perfeito.

Comente

Your email address will not be published.