Você deve selecionar a empresa também!

By Comunicacão FAPPES 2 anos ago

Quando participamos dos processos seletivos para galgarmos um bom trabalho, sempre nos deparamos com seleções complexas, longa e muitas vezes nem recebemos um feedback do status ou encerramento do processo.

Muitos alunos e amigos diariamente me questionam sobre motivo dos Departamentos de Recursos Humanos ainda agirem desta forma? Com descaso e desrespeito com os candidatos.

Eu concordo! O Recursos Humanos que age desta maneira demonstra desrespeito e prejudica a imagem da empresa que trabalha ou que representa (consultorias, headhunters). E por este comportamento já podemos avaliar a empresa que desejamos trabalhar de uma forma geral com uma imagem negativa.

Pensem… Se agem assim para contratarem, imagine quando você já for um colaborador!

Os candidatos tem que avaliar a empresa que querem trabalhar, além do básico de conhecimento sobre a empresa como: ramo de atuação, produto/serviço, missão, objetivos, imagem entre outros. Também devem observar as pessoas que “representam” uma parte da empresa, ou seja, a equipe de Recursos Humanos. Indagar sobre a empresa a fim de conhece-lá um pouco mais, o que esperam de você como nova colaboradora na equipe, etc.

Temos que deixar de lado essa questão que só a empresa seleciona as pessoas para fazerem parte da equipe. E partir do pressuposto que você também deve selecionar as empresas que quer trabalhar e desenvolver a sua carreira, afinal passamos mais tempo no ambiente de trabalho do que em casa. Sendo este uma decisão importante que não devemos transferir para um terceiro e depois ficar lamentando pela perda de tempo diariamente implorando para chegar a sexta-feira!

Pensem nisso!

Category:

Um Comentário

• Olá Prof. GIULIANA
    Pois é, acho que em nosso país o “emprego” em sí e desvalorizado e isso acaba tornando o país pior em vários aspectos!
    A sociedade em sí é muito egoísta, utilizando o exemplo citado, depois que a empresa encontra o perfil que procura, outros profissionais são simplesmente descartados sem consideração alguma.
    Acho sim que devemos traçar um PLANO antes de sairmos procurando vagas em empresas que não valorizam os colaboradores, empresas que não oferecem garantias e plano de carreira.
    Afinal dedicar-se tanto para adquirir conhecimento e depois desperdiçar tudo com experiências profissioanis irrelevantes não vale a pena!
    Obrigado pela matéria….